BEM VINDOS(AS) AO 37º ENEPe EM PETROLINA!

10/07/2017

Saudações de luta a todos companheiros e todas companheiras que participarão do 37ºENEPe em Petrolina! 

Nós da Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia (ExNEPe) e a Comissão Organizadora Local do 37º ENEPe manifestamos nossas calorosas BOAS VINDAS a todos/todas estudantes, professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, trabalhadores e trabalhadoras do povo, ativistas de movimentos populares, lutadores e lutadoras em defesa do Ensino Público e dos nossos direitos! 

Já são mais de 200 estudantes de Petrolina e Juazeiro inscritos no encontro, além de monitores/as, apoiadores/as e membros da Comissão Organizadora que está muito ansiosa para receber calorosamente os companheiros e companheiras de todo o país que participarão deste primeiro Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe) no Sertão Brasileiro!

Já somamos mais de mil estudantes mobilizados nas atividades de preparação e divulgação do 37º ENEPe. 

Foram mais de 30 Pré-ENEPes realizados de norte a sul e já contamos com mais de 700 estudantes inscritos de mais de 50 cidades de todas as regiões do Brasil. Serão cerca de vinte ônibus trazendo as delegações para oito dias de muita agitação, mobilização, debates, palestras, trabalhos, culturais e etc, tudo isso culminando num elevado nível de politização e organização da nossa luta. Este ENEPe acontecerá num momento bastante importante do nosso país. 

Vivemos um acirramento sem precedentes da luta de classes, com um governo ilegítimo que está às vésperas da sua queda, e enfrenta um grande rechaço de todo o povo brasileiro, expresso em manifestações combativas contra a retirada dos nossos direitos. Enquanto isso, os representantes das classes dominantes, no Executivo, Legislativo e Judiciário, preparam um acordão para aprovar a nociva e criminosa "reforma" trabalhista antes mesmo da queda do arquirreacionário Temer. Não podemos permitir! 

No campo, o latifúndio segue sujando suas mãos com o sangue dos camponeses pobres, indígenas e quilombolas para tentar conter a grande rebelião camponesa que o nosso país tem vivido. Os estudantes de pedagogia de todo país, através de sua representação nacional - a ExNEPe - tem tomado uma clara e firme posição em defesa dos camponeses pobres e da luta pela terra no país, principalmente nos solidarizando com as vítimas do recente massacre no município de Pau D'arco no Pará. 

Neste momento, repudiamos os bárbaros assassinatos do companheiro Ademir de Souza, liderança da Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e do companheiro Ronildo Pereira, que foi um dos organizadores das famílias que retomaram as terras do massacre em Pau D'arco. Também saudamos vigorosamente esta importante retomada pelos camponeses, tomando o latifúndio onde seus companheiros foram assassinados e conquistando a terra para produzirem o seu próprio sustento.

 Reiteramos nosso sólido apoio e compromisso com a defesa dos direitos do povo, e afirmamos que a luta camponesa é a luta democrática mais importante no Brasil hoje. Por isto nós, estudantes de pedagogia, devemos manifestar com contundência o nosso apoio a esta causa e nos unir cada vez mais com todas as classes populares na defesa do ensino público, gratuito, democrático e que sirva ao povo. 

Podemos afirmar que este ENEPe será o encontro estudantil mais importante na defesa da educação brasileira deste ano, pelo seu caráter classista e combativo, tomando um posicionamento firme, e que irá servir à luta contra a privatização do ensino público, em aliança com estudantes de outras licenciaturas, professores/professoras e outros setores democráticos. Será um forte impulso à ampliação da luta em todos os estados e à construção dos Encontros Estaduais em todo o país, fortalecendo a organização dos estudantes de pedagogia e sua Executiva Nacional. 

O tema do nosso encontro já expressa isso: CONTRA AS POLÍTICAS IMPERIALISTAS DO BANCO MUNDIAL PARA O ENSINO PÚBLICO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. E também em toda a programação do encontro. Nossas mesas, grupos de discussão, oficinas, minicursos, trabalhos de campo, plenárias e mesmo as atividades culturais serão uma parte importante desta elevação da nossa luta a um novo patamar. É a pedagogia, através da ExNEPe, se consolidando como vanguarda do Movimento Estudantil Brasileiro! 

Desde o início do encontro, na abertura, contaremos com participações importantes. Receberemos as saudações dos camponeses de Pau D'arco e também dos camponeses do nordeste que estão em luta pelos seus direitos; contaremos com a participação de estudantes secundaristas, que protagonizaram a histórica greve de ocupações por todo o país; professores/professoras da educação básica e universitários/universitárias, representantes do ANDES - Sindicato Nacional que representa os docentes do Ensino Superior; das coordenadoras do curso de pedagogia da UNEB - Juazeiro/BA e da UPE - Petrolina/PE, e também representantes das reitorias das duas universidades. 

No segundo dia, teremos uma combativa mesa sobre a situação política pra fundamentar e impulsionar a nossa participação decisiva na luta contra as "reformas" trabalhista e previdenciária e para desmascarar o criminoso Temer e toda sua quadrilha. Ainda teremos a oportunidade de compreender os impactos dessas "reformas" na educação e como afetam estudantes, professores/professoras e funcionários/funcionárias do ensino público. 

Aprofundaremos esta discussão na mesa sobre as políticas educacionais do imperialismo, elevando nosso entendimento e tomando posição contra as medidas privatistas em curso, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Reformas Curriculares de Pedagogia, os cortes bilionários de verbas, a privatização da pós-graduação, e o sucateamento geral das nossas escolas e universidades, que tem empurrado muitas à falência. 

A importante mesa sobre a formação unitária do pedagogo, retomará a bandeira histórica dos estudantes de pedagogia, confrontando as concepções pragmáticas e tecnicistas das medidas de ataque ao ensino público.

Avançaremos no debate sobre a regulamentação da nossa profissão, seus impactos no exercício da atuação docente, incluindo a denúncia dos objetivos de criminalização de professores/professoras e estudantes, através do projeto "Escola Sem Partido", que disfarçado de suposta "neutralidade", assim como a BNCC, pretende legalizar a perseguição às posições de luta dentro das escolas e nos forçar a abaixar as nossas bandeiras de luta. 

Esta é a tendência das políticas educacionais atuais, por isto a mesa sobre reacionarização terá grande importância no combate à criminalização dos que lutam por seus direitos, como estudantes, camponeses, indígenas, quilombolas e mulheres do povo e contra todas as demais formas de opressão e exploração do nosso povo. 

Durante a manhã de três dias do nosso encontro teremos os Grupos de Discussão - GDs, onde vamos aprofundar todos os debates das mesas expressarmos nossas ideias, concepções e posições políticas sobre os temas discutidos. É a partir da unidade que vamos alcançar com as discussões dos GDs que iremos apontar os caminhos da nossa luta para os próximos doze meses, orientados no Plano de Lutas deliberado na Plenária Final do encontro. 

Também são partes importantes da nossa programação a apresentação de trabalhos e os trabalhos de campo, após os quais teremos uma riquíssima plenária para a troca de experiências e valorização dos conhecimentos que temos produzido por todo o país. Este será o momento mais importante para mostrar que a pedagogia também é ciência e que nós estudantes estamos todos os dias nos dedicando para conquistar uma educação que verdadeiramente sirva aos interesses do povo. 

Durante todo o encontro, teremos oficinas variadas e atividades culturais para integrar todas as regiões, com muito teatro, dança e, principalmente, muita música do sertão e de várias outras regiões do país! E, claro, não podemos deixar de ter a nossa tradicional Noite das Delegações e a festa fantasia! Por isto, companheiros e companheiras, se preparem para trazer o que há de melhor na cultura das suas regiões para fazermos uma grande integração com muita diversão e cultura! 

Na sexta-feira realizaremos uma grande e vigorosa manifestação para mostrar toda a nossa força de estudantes, junto com professores/professoras e trabalhadores/trabalhadoras da educação nas ruas do Sertão Brasileiro. Será o grande momento de colocar as nossas pautas nas ruas, todos juntos, representando estudantes de todo o país, demarcando que da nossa luta não arredaremos o pé nenhum minuto sequer!

Companheiros e companheiras, 

Este ENEPe com certeza será um grande encontro desde o seu primeiro momento. Teremos experiências muito politizadas e riquíssimas que vão engrandecer e unificar ainda mais a nossa luta em defesa dos nossos direitos e do ensino público. Por isto, desde já damos nossas BOAS VINDAS e convocamos: tragam suas bandeiras de luta, vamos avançar na nossa luta e tomar uma posição clara e firme na defesa dos direitos do povo. Esperamos todos e todas em Petrolina! 


ABAIXO A PRIVATIZAÇÃO! VIVA O ENEPe NO SERTÃO! 
ABAIXO AS POLÍTICAS IMPERIALISTAS DO BANCO MUNDIAL PARA O ENSINO PÚBLICO NO BRASIL E A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO! 

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia - ExNEPe 
Comissão Organizadora do 37º ENEPe 
Petrolina, 10 de Julho de 2017

Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Rodovia BR 203, Km 2, s/n

Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora