ExNEPe: Nota de repúdio à demissão arbitrária da Profesora Dra. Fátima Silianski do Hospital Universitário da UFAL

26/06/2017

Nota de repúdio à demissão arbitrária da Profesora Dra. Fátima Silianski do hospital universitário da UFAL

A ExNEPe vem a público manifestar seu repúdio em relação ao ato cometido pela direitoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, que, no dia 06 de junho de 2017, exonerou a Professora Dr. Fátima Silianki que então ocupava o cargo de superintendente do Hospital Alberto Antunes, pertecente à Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A diretoria da EBSERH, sem nem mesmo consultar a reitoria da UFAL, numa flagrante ingerência deste orgão nos assuntos aministrativos da daquela universidade, passando por cima de todos os preceitos de autonomia universitária, tomou a decisão de demitir a professora, o que só veio ao conhecimento de professores, alunos, funcionários e inclusive, da reitoria, com a publicação no diário oficial. Mesmo diante da solicitação de revogação da exoneração, feita pela reitora da UFAL, Professora Maria Valéria Costa Correia, cuja argumentação demonstrava a qualificação e competência da professora Fátima para ocupar o cargo, bem como a atribuição da universidade de nomeá-lo, a diretoria da EBSERH, de maneira truculenta, manteve a demissão.

A Professora Fátima é conhecida nacionalmente pela sua atuação em defesa das universidades públicas, particularmente dos hospitais universitários. Em contrapartida, a criação e instalação da EBSERH para "gerenciar" os hospitais universitários em todo o país faz parte do processo de privatização da universidades brasileiras. Esta é a única explicação para esta intervenção absurda e perseguição a alguém cuja capacidade e experiencia profissional é conhecida e reconhecida, trata-se de uma perseguição à professora em virtude de seu posicionamento diante da politica de prvatização levada a cabo em nosso país.

A ExNEPe se soma às muitas entidades em todo o país no repúdio à EBSERH e no apoio à professora Fátima Siliasnki. Na oportunidade reforçamos a divulgação da particpação da professora no 37° Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia, que ocorrerá na Universidade de Pernambuco, em Petrolina, entre os dias 15 e 22 de julho de 2017, como palestrante na mesa "Políticas Educacionais do Imperialismo: Privatizações, BNCC e Reformas Curriculares", que acontecerá no dia 16/07 às 16h30.

Desde já convocamos todos aqueles que defendem a educação pública, a autonomia universitária e repudiam a truculência e a preseguição que ocorrem nas instituições públicas por motivações políticas para o ato de desagravo que será realizado no mesmo dia 16, durante a apresentação da mesa.

EM DEFESA DO ENSINO PÚBLICO, GRATUITO, DEMOCRÁTICO E A SERVIÇO DO POVO!

Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia
20 de Junho de 2017
Petrolina/PE

Universidade de Pernambuco Campus Petrolina